quinta-feira, 4 de junho de 2015

Copo-corpo


Hoje eu quero conversar.
Acompanhado por vinho,
Suave e vermelhinho,
Na minha boca adoçar
Não quero embriaguez
É pura insensatez.
Eu só quero degustar palavras e versos.
E quem sabe nestas longas conversas,
Com sorrisos e sem pressas
Teu nome recitar
Coloque mais vinho neste corpo vazio, A taça de vinho
E em noites a fio com o silêncio e sozinho eu vou encontrar
Nem que seja uma coruja e com ela prosear
Neste copo-corpo encorpado de vinho
Ouço vozes e assovios que me convocam a esquadrinhar
Em folha de papel em branco palavras começam a brotar,
Dor, rancor, calor e se suave amor.
E se não achar companhia,
Pouco vou me importar,
Pois só música me contentará
Em sintonia com ela irei me sentar,
Entre uma escrivaninha e cadeira e começar a relatar
Que as palavras e versos vivem a me acompanhar.
Por favor, coloque mais vinho neste copo-corpo vazio,
E vou continuar.

Antonio Wagner Nogueira



Vida! Goela abaixo não



Mesmo com todas as adversidades da vida, a saboreie, sem pressa. Faça como um bom degustador, sinta o cheiro, o sabor e a textura, a ginga e a mistura que a vida te preparar. Não permita matar sua fome com pouco, a vida com seu jeito louco tem pratos a te preparar.
Não se satisfaça com a dor e amargura pois tem um cardápio de doçuras para se desfrutar.
 Alimentar-se com comida é insuficiente parece aguardente que querem te empurrar. E goela abaixo!
Deseje ser nutrido por risos inesperados e olhar de ternura. E se achar pouco...
Corra atrás de abraços que não te façam em pedaços e que tenham as forças dos laços quando queremos presentear. 
Como dizem por aí: "Um homem era tão pobre, mas tão pobre, que só tinha dinheiro."
Queira mais que ontem, seja mais que ontem...




Verborrágico? Sim, eu sou


Vivo em uma sociedade onde as pessoas acostumaram-se a economizar, não bens naturais, ou em tempos de ostentação, diria que nem bens materiais, mas as pessoas poupam palavras.
Se comunicam através de frases curtas, que quando escritas ainda são abreviadas, isso quando não trocadas por emojis, que dizem tudo apenas com símbolos... não, não voltamos aos tempos da caverna, por mais que não pareça, nós evoluímos!
É que é  moda desse tempo falar pouco. As pessoas atendem as ligações com "sim", concluem o raciocínio com "ok" e se despedem com "até", tudo isso em menos de 60 segundos. Em tempos assim, o "bom dia" e o  "como vai?" é que é ostentação.
Não sei se foi herança de vovó, mas eu falo muito. E não falo apenas com palavras, falo também com gestos, confesso que rápidos, falo ainda com o olhar... Enfim, sinto necessidade de me expressar por completo, não com metade ou meias-palavras, mas com muitas, e se faltar, busco outras. Vovô diz que sempre fui tagarela, só que nessas buscas por novas palavras encontrei a palavra verborragia, acho que me encaixo melhor.
Verborragia diz-se da "compulsão para falar, loquacidade exagerada que se nota em determinados casos de neurose e psicose, como se o paciente, assim, quisesse dar vazão ao grande número de ideias que passam por sua cabeça." Desconsiderando o caráter patológico do termo, me considero um verborrágico! 
Não poupo palavras, faço-as fluir, não de forma leviana, mas com bom senso. Não tenho medo de me expor, por isso as uso de forma abundante, me deixo traduzir e ser interpretado através delas. Me permito ser descoberto quando meu olhar também fala, não me mostro pouco, é que na verdade desde pequeno entendi que sou muito, todos somos muito, então não se poupe, não se economize e VERBALIZE!

Vinícius Miranda

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Óculos escuros


Imagem: Reprodução

Tire seus óculos escuros que embaçados e sujos não te fazem enxergar. 
Depois não diga: O meu amor passou,
Meus olhos não notou,
e os óculos me atrapalhou.
Tire seus óculos escuros.
Antes que seja tarde de mais.

Antonio Wagner Nogueira


Festa de casamento!

Foto: Equipe Keep Calm and VIVA!
Não é novidade e sei disto. Mas estive nesta atmosfera, ao entardecer, no doce e puro ar campestre, o qual ilustrava a beleza do festejamento. O ambiente era ornado de tons amarelos. As flores com sua beleza e distinta presença vestiam todo aquele espaço único para o tão belo ritual. Toda uma festa em torno de duas histórias que somam o eu e você para se transformar em nós.
Sinceramente, não tenho propriedade para falar de como uma pessoa se sente na troca das alianças, pois nunca casei. E se a tivesse, a experiência só seria mais uma no meio de inúmeras histórias fantásticas de amor. Contudo, o objetivo aqui não é falar do casal ou de vida conjugal, mas da magia deste tão sonhado evento: O Casamento! Este não perde seu brio e brilho único. Os românticos conseguem ver faíscas de amor emanando dos olhos dos amantes, é suspirante.
Quantos sonham por este dia e não é fantasia.  E quem não quer se casar? Por favor, dê mil motivos para não arriscar em amar.  A vida é passageira e não nos permite retornar. Não se esconda do amor para não morrer de dor. Se amor é o risco, arrisque-se. Se casamento é jogo, jogue, vai que tira a sorte grande? Segredo, o número da sorte é sempre par e nunca ímpar.
O medo e o risco de amar tem sufocado o amor e destruído o casamento, esse tão sonhado momento. Então, por favor, deixe o amor respirar. Embarque nesta aventura, o pior é não tentar.  Vai que nos escritos da vida alguém resolve te encontrar, e se não te encontra, procure. Quem procura acha. Seja otimista, como diz Raul Seixas “Não diga que a canção está perdida, Tenha fé em Deus, Tenha fé na vida, Tente outra vez”. Para os casados não deixe que o amor acabe e que teu casamento finalize, mas tente outra vez. E para você que ama verdadeiramente, o que está esperando para pedir a mão da amada e viver o casamento. Mostre que a canção não está perdida.
Então amigo, viva o momento dos holofotes invisíveis do amor iluminando duas almas que irão se unir para o resto de suas vidas. Para quem já uniu as escovas de dente, desejo felicidade. Para os que não casaram, o que estão esperando?  Esse “unir para o resto da vida” é o: “até que a morte os separe”! Mas a morte ultimamente não tem separado muitos casais. Não é sarcasmo! Você pode está se perguntado: Por que digo isto depois de enaltecer o amor e o casamento?! Não deixe que o amor desfaleça e se perca. Só não quero perder notícias do amor e do casamento.
Caro leitor! Não estou dizendo que não acredito no casamento e que não podemos amar uma pessoa o resto de nossas vidas. Seria hipocrisia. Acredito no amor em todas as suas formas. Mas sinceramente tenho visto mais sepultamento de relacionamentos do que “até que a morte os separe”. Por isto, faço o apelo, mergulhe em um amor verdadeiro e nunca irá se afogar. Case-se por amor e a canção não estará perdida.

Antonio Wagner Nogueira

terça-feira, 2 de junho de 2015

Não se preocupe, eu vou seguir sem você!


Reprodução

Não se preocupe meu bem, eu vou seguir sem você! Seguir sem teu bom dia, sem seu sorriso largo, sem seu carinho em meu cabelo e abraço apertado. Sem contar nos beijos ardentes e sussurros ao pé do ouvido!
Mas te digo que seguirei, não se preocupe! Cada um faz suas escolhas, até quando decidimos não escolher, já estamos escolhendo. Por isso digo que siga.
Não precisa ligar diversas vezes e enviar inúmeras mensagens, não precisa fazer cara de triste ao me ver no mesmo metrô que temos pego juntos em todo este tempo, não precisa nem falar se não quiser, terei prazer em NÃO responder! Não precisa sair para as festas e se esconder das fotos, não precisa fingir que está mal, hoje tudo está claro.
O que me conforta é saber que fui o melhor que consegui para você. Não que você mereça, mas porque não sei ser diferente, só sei ser verdade, intensidade e amor... a questão é que cada um dá o que tem. Mas saiba que mesmo sem querer você vai lembrar de mim.
Vai lembrar de mim quando entrar naquele metrô, vai lembrar de mim quando sentir meu perfume, quando for sábado à noite e não ter a companhia que te fazia rir até chorar antes de ir a pizzaria, quando sentir sede na madrugada e não ter quem pegue água pra você, quando não ter quem ria de suas piadas sem graça ou quem conte algumas ainda mais sem graça. Siga em frente sem mim, mas estarei aí, por mais que você não queira.
Toda a dor rasgando o peito que sinto agora, toda a raiva, o nó na garganta ao deletar nossas fotos, toda a vontade de me esmurrar por ainda gostar tanto de você vai passar. É que preciso de meu tempo, amadurecer exige isso, por isso não se preocupe, eu vou seguir sem você!


Vinícius Miranda

segunda-feira, 1 de junho de 2015

FELICIDADE...

Reprodução
Não se encontra em prateleiras, pois não é produto de mercado.
Não é cartão de crédito, é sem limite.
Não é cédula. Não é feita de papel!
Não tem preço, mas tem seu valor.
Não tem etiqueta e nem rótulo.
E quem disse que é de marcar? É louco...
Não tem receita.
Não é comida, mas te alimenta...
Então...
O que é a felicidade?
Não sei te responder,
Nem poesias e textos saberão descrevê-la.
Quando você a vive são explosões de sentimentos e palavras para falar e expressá-la.
Mas sabe...ela é essa coisa que te cutuca todos os dias e toda hora e te faz acordar na certeza que será mais um dia para estar...Feliz!
Lembre-se dos pássaros.
A felicidade deles é voar em um céu sem limites.
Então voe...e...
SEJA FELIZ!
Antonio Wagner Nogueira